ENXOVAL E QUALIDADE DE VIDA| Sim! Está tudo ligado. Confira aqui o que você precisa saber sobre o assunto.

IMG_3006
Eu, Karina e Vanessa na sequência. Loja Damiani Ipatinga/MG

Como eu queria que alguém tivesse me orientado melhor sobre a compra do meu enxoval. E vou confessar que só me dei conta disso agora, 5 anos depois, quando fui convidada pelas empresárias Karina e Yáscara, sócias das lojas Damiani Home, em Ipatinga e Caratinga, para um encontro com noivas na loja do Shopping do Vale. Foi um momento cheio de conteúdo e extremamente esclarecedor sobre a  rotina de um casal na casa nova para ter um começo bem gostoso, com muito aconchego e com mais QUALIDADE DE VIDA. Questões importantíssimas que muitas vezes deixamos passar despercebidas. Para não acontecer com você o mesmo que aconteceu comigo, confira um pouco desse encontro aqui.

Muitas dúvidas surgem quanto a compra do primeiro enxoval, como por exemplo o que é básico para começar o meu dia a dia na minha casa nova? O que é importante dizer é que, além de ter uma cama dos sonhos com aquele jogo maravilhoso em cima dela, é saber que tudo tem a sua funcionalidade e o porquê de ser utilizado, explica Vanessa Romão,  consultora de vendas da Trussardi. Passamos 1/3 de nossas vidas dormindo e investir em enxoval é investir em uma boa noite de sono, portanto também em qualidade de vida. Mas algumas das primeiras coisas que as pessoas esquecem e que são imprescindíveis: protetores de colchão e de travesseiros. Como o próprio nome já diz, o papel deles é proteger os travesseiros e o colchão de receber as nossas células mortas que liberamos enquanto dormimos. De tempos em tempos você pode retirá-los para lavar, facilitando a higiene dentro da nossa rotina, contribuindo com a nossa qualidade de vida e ainda aumentando a vida útil do próprio colchão e dos travesseiros.

Aí entramos agora, talvez, na parte mais gostosa, os lençóis e colchas…Geralmente, não é regra, a noiva fica encarregada de providenciar o enxoval. E nesse momento é importante atentar para o gosto comum do casal, afinal, vão dividir a mesma cama! Apesar disso nem sempre acontecer, o legal é fazer do quarto um ambiente com a cara dos dois e começa-se fazendo isso descobrindo o estilo comum, se são mais românticos, modernos e por aí vai. Fechando isso, a escolha dos itens e estampas ficam mais fáceis inclusive na hora de combiná-las em cima da cama, recomendando sempre no máximo 3 cores (lembrando que branco, também é cor).

jogo-de-cama-borghese-trussardi
Vira lençol

Nem todo mundo o usa, mas o lençol tem uma utilidade importante e higiênica de proteger o edredom, a colcha e a coberta da nossa transpiração. Assim, os mantém  mais limpos por mais tempo. E o vira lençol do lençol, que é aquela viradinha de sua ponta, contribui ainda mais para essa proteção. Tudo tem uma razão de ser dentro desse universo.

E nada como dormir em uma roupa de cama bem macia, não é verdade?! Muitos já devem saber que quanto mais fios  um lençol tiver, mais macio ele é. A curiosidade é o cálculo que é feito por polegada quadrada (que equivale a 0,00064516 m²), ou seja, quanto maior o número de fios dentro desse espaço, mais macio o tecido. Quanto mais fios, mais finos precisam ser. Quanto mais finos, mais macio é o tecido e obviamente possui valor superior na hora de pagar. Mas Vanessa defende “…muitas vezes os noivos reclamam dos preços, no entanto, depois da primeira noite dormindo em uma roupa de cama de qualidade, acabam valorizando mais que a mulher. Homem faz muita questão do conforto e vira defensor daquele produto”.

peseira
Peseira

E a peseira? Todo mundo a vê maravilhosa nas camas das lojas mas já se perguntaram para que de fato servem? Apenas enfeite?! Eu a retratei como esse item mais escuro na imagem ao lado. Claro, que além de embelezar a cama, sua função é evitar de sujar a colcha em caso de alguém deitar calçado.   Você sabia disso?

 

saia
Saia da cama box

Para as camas box compra-se as saias que também não possuem apenas função estética. Elas protegem o box de sujeiras, facilitando a sua higiene a limpeza do dia a dia.

E quanto aquelas camas cheias de travesseiros maravilhosas?! Aqui em casa, na maioria das vezes, uso no máximo 4. Digo na maioria das vezes, porque algumas fases de correria acabam não dando tempo de organizar a cama com tudo o que vai por cima dela. E o correto é utilizar de posicoes-certas-e-erradas-para-dormir---1---baseada-em-ilustracao-da-duoflex-1345815585862_615x3004 a 6 travesseiros  –  sendo 2 ou 3 para cada um do casal, pois considerando o ponto de vista ortopédico, o ideal é dormir com um travesseiro na cabeça, outro abraçado e último entre as pernas.

banho-imperiale-trussardi_3As toalhas! Elas são o contrário do que falamos aqui até agora, possuem algo além da sua utilidade que todos nós conhecemos, elas também servem para enfeitar o banheiro. E pra minha surpresa, como citei em um post no Instagram, depois de lavadas não devem ser passadas. Segundo a Vanessa, isso prejudica os fios, achatando-os. E assim interferindo no poder de absorção da toalha, independente de marca. Uma questão valiosa na hora de escolher as toalhas é montar um conjunto de cores diferentes, do tipo Ele e Ela e fazer um composé, para evitar troca de toalhas entre o casal.

Espero que tenham gostado das dicas. Na minha opinião elas são muito importantes para nosso dia a dia. É claro que isso é um grande resumo do que foi falado no dia, mas a Karina já me adiantou que outros encontros serão realizados, portanto, não deixem de participar! Vale muito a pena!

Confira aqui a lista da primeira compra de enxoval!

Deixe uma resposta